quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Uma gata que homenageia o feminino

""O cancro da mama não é uma fitinha cor-de-rosa!"

Esta é a frase da fotografia do "Scar Project", em português "Projecto Cicatriz".
Este caso é o meu tributo ao feminino que já viveu e conviveu com esta doença.

O cancro da mama é uma doença que continua a ser a principal causa de morte das mulheres entre os 35 e os 55 anos. 
Ocorre tanto em mulheres humanas como noutras espécies animais surgindo em clínica com muita frequência gatas e cadelas com tumores de mama. 
Conheci várias senhoras que tiveram cancro de mama e todas as gatas que passaram pela sua vida apresentavam sempre essa doença também. Nas gatas, cerca de 95% dos tumores de mama são malignos e a quimioterapia ainda não é conclusiva para tratamento resolutivo do problema.



Há uns anos anos atrás, estava a passear numa rua de Lisboa e vi um carro a alta velocidade a lançar uma gata por um dos vidros de trás. Não quis acreditar no que estava à minha frente! 
Aproximei-me e a gata estava confusa e assustada com aqueles trambolhões que tinha dado. Reparei de imediato que estava com diversos tumores de mama.






Peguei na gata e dei-lhe o nome de SURVIVER! 









A Surviver estava em muito mau estado, os tumores deviam existir há anos mas apesar disso tentei operá-la e fiz o melhor que pude.

Nessa altura estava também rodeada de mulheres amigas a lutar contra esta doença e atendia, com uma frequência acima do normal, animais com esse problema.

Criei um nome para o padrão emocional que se repetia em todas as mulheres com este problema -“Mamã à força”. 

A “mamã à força” é uma mulher que abdica das suas necessidades constantemente em prol de quem ama, quer proteger tudo e todos mas não sente que consegue, tem uma elevada auto-exigência e uma extrema necessidade de controlar quando pensa estar apenas a cuidar dos outros.
São mulheres que têm de aprender a aceitar os seus limites e a dizer não, a verbalizar as suas necessidades e angústias, a não esconder no seu peito a mágoa profunda de quem as magoou ou as traiu... 
São mulheres que têm de aprender que a compaixão tem de começar em si, que o perdão começa por si própria. São mulheres amorosas que devem aprender que não erraram só porque não são suficientemente perfeitas segundo os seus ideais. Para se libertarem, devem aprender a auto-afirmação, a reivindicarem uma autoridade própria, tomando decisões que revelem o seu próprio poder.






Os seios são o espelho da nutrição interior e exterior. 
Refletem o equilíbrio entre DAR e RECEBER. 
A mensuração da verdadeira liberdade emocional ! 






Tudo o que semeamos, colhemos e só recebemos se dermos.
Mas quando damos, ainda controlamos o que damos… E quando recebemos, vulnerabilizamo-nos e no caminho enchemo-nos de expectativas que criam apego e dependência a um resultado específico…
O resultado é que poucos humanos sabem receber verdadeiramente. 
Há outros que só sabem receber e não sabem dar!
Mas o caminho faz-se caminhando até à união dos opostos na identidade plena de ser mulher, que é ser… tudo!" 

(in Conversas com Animais)


A Surviver salvou uma pessoa de ter, ela própria, um cancro de mama.
Relembrou-me mais uma vez que os humanos estão muito longe do amor incondicional.

Mas também me relembrou que os animais nunca desistem de nós!   

3 comentários:

  1. Olá, estou de facto impressionado com este assunto e vou ter que explorar este assunto quanto aos meus amigos de quatro patas! Há cerca de um ano tive um pressentimento de que iria encontrar uma cadela abandonada, no momento não liguei muito ao assunto. Passados cerca de 15 dias encontrei uma cadela a morrer de fome, pois tinha sido abandonada e andava às voltas no local onde foi abandonada tentando encontrar quem não merecia o seu amor. No momento não consegui associar as ideias, mas senti que tinha que salvar aquela amiga e só depois é que me lembrei da tal premonição. Hoje, é uma luz na minha vida e estou muito grato por sermos fiéis amigos! Tenho ainda outro, o qual criei desde pequenino e é a coisa mais incrível que se possa imaginar! Acredito que os dois estão na minha vida por um motivo muito bom. Quando digo ás pessoas que não há dinheiro nenhum no mundo e nada que pague a sua amizade, estas ficam perplexas, pois na sua inconsciência o dinheiro é que controla os seus destinos. Bem haja pela partilha de ideias tão boas e tão inspiradoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela partilha, Pedro!
      Que este espaço o ajude a vislumbrar a dimensão do amor incondicional dos animais.

      Eliminar
    2. Fantástico...Só mesmo os animais nos transmitem verdadeiros ensinamentos"...

      Eliminar